Hotel em Campos do Jordão - Sala da Lareira com Afrescos de Pennacchi, no Hotel Toriba
P

Pennacchi

Belíssimos Afrescos

Todos que entram no Hotel Toriba notam imediatamente: no bar, na sala de café e chá, no restaurante e no aconchegante salão onde hóspedes e visitantes se reúnem ao redor da lareira, as paredes são quase totalmente recobertas por belíssimos afrescos, onze ao todo, somando mais de 60 metros lineares de pintura.

O autor da obra é Fulvio Pennacchi, desenhista, pintor, muralista e ceramista de origem italiana, radicado em São Paulo desde 1929, e integrante do chamado Grupo Santa Helena - junto com Alfredo Volpi, Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Mario Zanini entre outros, na maioria imigrantes ou descendentes diretos.

Não se sabe ao certo qual era a relação do artista com os fundadores do hotel, mas, de acordo com o pesquisador e estudioso Valério Pennacchi, seu parente, Luiz Villares provavelmente já tinha alguma intimidade com o trabalho do artista quando o convidaram a adornar as paredes do hotel.
Nessa época, Pennacchi já havia conquistado certa fama graças aos murais executados na Igreja Nossa Senhora da Paz, em São Paulo, e em elegantes residências da capital, além de agências bancárias e instituições privadas.

Pennacchi mergulhou no cancioneiro popular em busca de inspiração e dele extraiu temas singelos relacionados à vida campestre, numa narrativa visual de três famosas canções cujos versos foram reproduzidos no rodapé de algumas das cenas.
Nos afrescos do bar, estampou uma vindima e, para o restaurante, criou uma festa rural focada no churrasco gaúcho, relacionando, assim, os temas aos espaços. Já no salão da lareira, apropriou-se do folclore e explorou as Entradas e Bandeiras, na sala do chá e café.
A coleção de murais preservados e restaurados do Hotel Toriba é uma das maiores e mais importantes obras em exposição permanente do artista.

  • Todos que entram no Hotel Toriba notam imediatamente as paredes quase totalmente recobertas por belíssimos afrescos de 1943 do pintor italiano Fúlvio Pennacchi. Ele foi um desenhista, pintor, muralista e ceramista ítalo-brasileiro e sua pintura é sensível e pessoal. Veja mais sobre a história dos afrescos clicando ao lado.

Estar no Toriba faz bem!

Para chegar ao Toriba, hotel em Campos do Jordão, consulte o nosso mapa que mostra a melhor opção de caminho.
Caso queira consultar GPS, utilize as coordenadas:
Latitude: -22.7694397728375 | S 22° 46' 10"
Longitude: -45.6002300977707 | W 45° 36' 1"