Hotel em Campos do Jordão - Fachada do Hotel Toriba
H

História

Desde 1943

O Hotel Toriba foi inaugurado em 22 de janeiro de 1943, por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, quando o turismo na região ainda era incipiente, nesta bela cidade num dos altos da Mantiqueira, que, na época, era marcada muito mais pela profusão de sanatórios do que pela infra-estrutura para o visitante em busca de lazer. Logo o Toriba, que em tupi-guarani significa algo como "PAZ, ALEGRIA e FELICIDADE", tornou-se um hotel símbolo do melhor de Campos do Jordão, com a bem cuidada aparência alpina, local propício à prática de atividades saudáveis e de costumes em harmonia com a natureza.
O Toriba é um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão. Muitos foram aqueles que conheceram os encantos deste magnífico hotel, que traz tamanhas lembranças a mais de três gerações de pessoas que por ali passaram. Por muitos anos, voltam como hóspedes ou frequentadores do espetacular parque ajardinado e dos cobiçados restaurantes, ponto de encontro entre amigos de várias idades.
Os Alpes suíços foram a grande fonte de inspiração para definir as particularidades e o estilo arquitetônico da obra. O toque alpino do Toriba veio influenciar sobremaneira a arquitetura de Campos do Jordão, produzindo, em combinação com o privilegiado clima e a farta natureza, a chamada Suíça Brasileira, em plena Serra da Mantiqueira paulista.

  • Curiosidades e histórias sobre o hotel que é símbolo de Campos do Jordão são contadas no livro "O Toriba na Cultura de Campos do Jordão". Foram entrevistadas cerca de 50 famílias que se hospedam no Hotel Toriba há mais de três gerações. O fruto desse trabalho de pesquisa se tornou um registro histórico da cidade e de suas mudanças.

Estar no Toriba faz bem!

Para chegar ao Toriba, hotel em Campos do Jordão, consulte o nosso mapa que mostra a melhor opção de caminho.
Caso queira consultar GPS, utilize as coordenadas:
Latitude: -22.7694397728375 | S 22° 46' 10"
Longitude: -45.6002300977707 | W 45° 36' 1"